Universo Game e Marketing, uma realidade crescente 25nov

Universo Game e Marketing, uma realidade crescente

O mundo dos games não para de surpreender e se consolida a cada temporada como um ambiente promissor para realização de investimentos. Os mercados, em diversos países só crescem, ignorando a crise e mostrando a força dos produtores, distribuidores e demais empresas e profissionais que trabalham para entregar algo que vai além da qualidade. O público consumidor desse universo é apaixonado, interage bastante nas redes sociais, tomam atitude sempre em concordância com o grupo e principalmente demonstram fidelidade quando aprovam determinada marca, produto ou serviço.

A estimativa é que até 2020 essa indústria realize uma movimentação de U$$128 bilhões, superando o cinema e em muito a música. No Brasil existem 66 milhões de jogadores, fazendo com que o país ocupe o quarto lugar em número de gamers, ficando atrás da China, Estados Unidos e Japão. Em termos de receita o Brasil ocupa a décima terceira posição com U$$1,3 bilhão, e tem previsão de crescimento em 16,5% até 2021, de acordo com a PriceWaterhouseCoopers.

As plataformas e estilos dos jogos dão o tom da evolução desse mercado. As novas tecnologias, quando implantadas, trazem mais benefícios e criam oportunidades, agregando novos recursos para jogos, aparelhos, acessórios e, de forma especial, apresentam novidades nas interações entre os jogadores. Atualmente a modalidade multiplayer arrasta a maior parte do público gamer, provavelmente pelo ambiente que, sem dúvida, é mais uma forma de rede social.

Esse público é potencial para marcas que criam produtos e serviços que estão diretamente ligados a esse universo, que são chamadas de marcas endêmicas. Epic Games, Xbox, Nintendo, Playstation, Acer, Asus e Intel são alguns dos exemplos de marcas endêmicas. Porém, outras marcas de peso estão visualizando a oportunidade como, por exemplo, a Coca-Cola, Gillette, Visa, MasterCard, Magazine Luiza, Outback, CupNoodles e outros. Elas entenderam que esse público que consomem as marcas endêmicas, são pessoas comuns que tem um estilo de vida bem específico e também necessitam consumir outros produtos.

Uma boa forma para realizar qualquer investimento é observar e analisar as oportunidades, buscando a consultoria de profissionais, que neste caso específico é chamado de Game Especialist. Este profissional é o responsável por orientar a agência na elaboração de projetos viáveis, reunindo as equipes de atendimento, mídia e criação, para que entreguem um resultado que atenda, supere e seja bem recebido pelo Universo Game.