Ser operacional 19set

Ser operacional

Não é muito comum ouvir falar no mercado das agências de publicidade e propaganda sobre a equipe ou o setor de operações, e muito menos em Diretor de Operações. Rotineiramente costumamos tratar com os diversos setores de uma agência como atendimento, criação, produção, planejamento e financeiro. Mas, e o setor de operações, existe?

Talvez não formalmente, mas é muito provável que exista ou caso contrário a agência tem passado por diversas dificuldades. A pessoa “operacional” é àquela que tem características de liderança e conhece um pouco de cada setor da agência. Ela auxilia em todos os outros setores da empresa sendo hábil em resolver conflitos e destravar processos que, por algum motivo, foram obstruídos.

Sabendo disso, percebemos que para o setor de operações não existe uma área de graduação específica para a função. Geralmente, pessoas com experiências em administração tem, teoricamente, mais vantagem para lidar com as peculiaridades das operações, assim como as pessoas da área da Publicidade e Propaganda por terem um conhecimento abrangente de todos os setores da agência. Mas, esta pessoa pode surgir de qualquer outra área, já vi diretor de operações surgirem das áreas de Marketing, Administração, Tecnologia, Jornalismo e Direito. Portanto, para atuar nessa função é importante que o profissional tenha as características adequadas.

A equipe de operações deve ser responsável por manter a funcionalidade da agência em plena harmonia, verificando sempre se os processos estão sendo bem executados, evitando atrasos e otimizando o tempo de trabalho dos demais colaboradores. O chefe da equipe ou o diretor de Operações precisa ser um vetor de mudanças, com habilidades para tratar de questões orçamentárias, gestão de pessoas, tecnologia, entre outras.

Como observado, é imprescindível termos uma pessoa dessa na equipe, pois é ela quem vai dirigir as operações da empresa, desenvolver os planejamentos estratégicos, orçamento econômico-financeiro e plano de investimento empresarial, além de implantar os projetos de negócios para alcançar os objetivos de rentabilidade, custos e crescimento.

Portanto, se você gosta da área de Publicidade e Propaganda e tem as características citadas acima não perca tempo, procure logo uma agência e comece a ralar!

Texto produzido por Marlos Mariz, Diretor de Operações da Mariz Comunicação