Qual a diferença entre Marketing e Publicidade?
Alguns associam que esses dois termos são sinônimos. Mas, primeiramente, pode dizer a seguinte frase: “A Publicidade é parte do Marketing”. Ou seja, são termos correlatos.
Além disso, os termos Marketing e Publicidade possuem muitas coisas em comum, ambas envolvem mercado, público-alvo, vendas e estratégias de comunicação. Afinal, existe diferença entre os dois termos?
De acordo com Neil Patel, considerado um dos grandes influentes do Marketing Digital, o termo “marketing” está relacionado com o conjunto de estratégias para vender um determinado produto.
Seu objetivo principal é identificar e satisfazer necessidades humanas, fazendo com que as empresas cumpram sua missão e entreguem valor às pessoas.
É mais fácil entender seu escopo ao analisar seus principais componentes, representados pelos 4 Ps do marketing:
Produto: oferta e criação de produtos ou serviços que satisfazem as necessidades dos consumidores.
Preço: é a precificação do produto a partir da percepção de valor do público-alvo e suas particularidades.
Praça: é a localização onde esse produto ou serviço será vendido e determinar os melhores canais de venda dos produtos.
Promoção: como uma marca, seus produtos e serviços são promovidos, envolvendo as ações promocionais, publicidade e propaganda.
Resultado sobre a diferença entre Marketing e Publicidade
Como falamos anteriormente, a Publicidade está em um dos 4 Ps do marketing e é toda estratégia de divulgação paga que promove produtos, serviços e marcas em diferentes meios de comunicação.
Sua função é propagar mensagens para atender aos objetivos estratégicos do marketing, atingindo o público-alvo através de anúncios e campanhas capazes de alavancar as vendas.
Agora entendeu a diferença? Compartilhe o conteúdo para mais pessoas.