Qual a diferença entre Marketing e Publicidade? 17set

Qual a diferença entre Marketing e Publicidade?

Alguns associam que esses dois termos são sinônimos. Mas, primeiramente, pode dizer a seguinte frase: “A Publicidade é parte do Marketing”. Ou seja, são termos correlatos.

Além disso, os termos Marketing e Publicidade possuem muitas coisas em comum, ambas envolvem mercado, público-alvo, vendas e estratégias de comunicação. Afinal, existe diferença entre os dois termos?

De acordo com Neil Patel, considerado um dos grandes influentes do Marketing Digital, o termo “marketing” está relacionado com o conjunto de estratégias para vender um determinado produto.

Seu objetivo principal é identificar e satisfazer necessidades humanas, fazendo com que as empresas cumpram sua missão e entreguem valor às pessoas.

É mais fácil entender seu escopo ao analisar seus principais componentes, representados pelos 4 Ps do marketing:

Produto: oferta e criação de produtos ou serviços que satisfazem as necessidades  dos consumidores.

Preço: é a precificação do produto a partir da percepção de valor do público-alvo e suas particularidades.

Praça: é a localização onde esse produto ou serviço será vendido e determinar os melhores canais de venda dos produtos.

Promoção: como uma marca, seus produtos e serviços são promovidos, envolvendo as ações promocionais, publicidade e propaganda.

 

Resultado sobre a diferença entre Marketing e Publicidade

 

Como falamos anteriormente, a Publicidade está em um dos 4 Ps do marketing e é toda estratégia de divulgação paga que promove produtos, serviços e marcas em diferentes meios de comunicação.

Sua função é propagar mensagens para atender aos objetivos estratégicos do marketing, atingindo o público-alvo através de anúncios e campanhas capazes de alavancar as vendas.

Agora entendeu a diferença? Compartilhe o conteúdo para mais pessoas.