O ano de 2022 você vai divulgar marcas por influencers 10dez

O ano de 2022 você vai divulgar marcas por influencers

Recentemente, as redes sociais, principalmente o Twitter e Instagram, teve como um dos assuntos mais comentados a festa “Farofa da Gkay”. Alguns acharam estranho, mas consiste simplesmente na festa de aniversário da humorista Géssica Kayane, que é conhecida pelo apelido Gkay. 

A paraibana fechou um resort no Ceará para receber vários influencers dos mais diversos segmentos, com três dias de shows de artistas de grande porte, como Alok e Xand Avião. Lá foi uma oportunidade das marcas, artistas e outros produtos divulgarem o seu espaço. Neste período mostra que uma festa de influencer pode ser um excelente momento para gerar autoridade ao produto e este é o assunto do blog. 

Primeiramente, Marketing de Influência, ou Influencer Marketing, diz respeito a uma estratégia de marketing digital envolvendo produtores de conteúdo independentes com influência sobre grandes públicos extremamente engajados. 

O objetivo de trabalhar com esses produtores de conteúdo, conhecidos como influenciadores digitais, é criar uma ponte entre sua marca e o público influenciado por eles, impactando positivamente na sua estratégia de marketing digital. 

A Gkay sabendo do seu engajamento nas redes sociais e dos convidados utilizou o seu aniversário como uma forma de apenas impulsionar o seu nome na mídia, mas também dos convidados e dos produtos. Assim, cada acontecimento da festa virava post ou notícia, gerando comentários de outros usuários nas redes sociais.

E, assim, criando uma necessidade para poder acompanhar a festa e saber o que os participantes estão consumidos, para depois comprar. 

Por exemplo, as ex-participantes do BBB, Sarah Andrade e Bianca Andrade (Boca Rosa), usaram roupas iguais na festa, que rendeu comentários dos usuários das redes sociais sobre a vestimenta. Somente após o assunto entrar no trending topics do twitter que descobriram ter sido um anúncio de uma marca de cerveja para o carnaval de 2022.

Observe a seguir, o que o Google Trends analisou ao pesquisar o termo “Farofa da Gkay”, entre os dias 06 a 08 de dezembro: 

Por que as empresas de marketing estão vendo este espaço como nova oportunidade?

 

Adquirir novos clientes, gerar valor e confiança para sua marca, reter clientes já existentes e influenciar na decisão de compra de um público específico se torna mais fácil quando essas pessoas já confiam e se identificam com algum influenciador e se sentem mais “próximos” dele. Através dessa identificação do público com o influenciador, as marcas encontram uma oportunidade de estabelecer parcerias com eles para que divulguem seus produtos e serviços.

Os Influenciadores são bons divulgadores porque eles estão mais próximos da realidade da maioria das pessoas. É fácil vê-los fazendo compras no supermercado, acordando sem maquiagem ou passando por problemas no trânsito, por exemplo. A festa foi um ótimo espaço de marketing, pois muitos dos usuários se identificaram com os acontecimentos da festa, que está retomando gradualmente após dois anos de pandemia de Covid-19. 

 

É uma tendência para 2022?

 

Como método de aquisição de clientes, o Marketing de Influência é visto por profissionais que já o utilizam como um canal de mais rápido crescimento e maior rentabilidade que outros canais como busca orgânica e email.

Ainda na pesquisa realizada pela Tomoson, 22% dos participantes apontaram o Marketing de Influência como o método mais rápido de aumento de aquisição de clientes, contra 17% que citaram a busca orgânica.

No próximo ano, portanto, a procura de pessoas que influenciam outras vai intensificar cada vez mais, visto que as marcas procuram espaços cada vez mais humanizados. 

A WM Mariz pode montar sua estratégia para 2022 com os influencers locais e gerar mais presença digital. Entre em contato com a gente.