Metaverso é o futuro da internet
Nos desenhos animados e quadrinhos existe um próprio universo de histórias. A Marvel, por exemplo, tem um mundo formado por personagens de super-heróis, no qual cada história interliga-se uma com a outra. Pensando em algo similar, a empresa Facebook se transformou em Meta.
Agora, será um conglomerado que administrará várias redes sociais e empresas de inovação tecnológica. A mudança do Grupo Facebook para Meta tem o motivo por trás, a criação do Metaverso, que explicaremos neste texto.
O que é Metaverso
A gamificação é uma técnica de usar os jogos como conteúdo digital para divulgar uma marca ou produto. O Metaverso você vai utilizar este tipo de atividade, através de um espaço que une o mundo físico com a realidade virtual. O criador do Metal, Mark Zuckerberg, diz que este será o futuro da internet.
Como sucessor dos smartphones e das redes sociais, o metaverso tem o objetivo ambicioso de dar um passo à frente na experiência de imersão do usuário. “Apesar de soar como ficção científica, nos próximos 5 ou 10 anos isso vai ser comum”, prometeu.
A ideia está dividindo opinião dos profissionais que trabalham com a mídia digital, uma vez que acreditam que será uma forma da empresa ter acesso ilegalmente às informações dos usuários, algo que já causou sérios problemas a maior rede social do mundo, como no plebiscito do Brexit e as eleições gerais dos Estados Unidos em 2016.
Por falar nisso, especialistas acreditam que a mudança foi motivada como uma tentativa de amenizar a crise de imagem que a empresa sofre depois do vazamento de documentos internos.
Outros, por sua vez, estão fascinados com a novidade. É o caso do CEO da desenvolvedora e editora de jogos eletrônicos americana Epic Games, Tim Sweeney, talvez seja o defensor mais entusiasta do metaverso. O fundador da Epic tem motivos para estar otimista. O jogo eletrônico Fortnite, desenvolvido por sua empresa, evoluiu rapidamente de um jogo “multiplayer” popular para um espaço online onde as pessoas se socializam e músicos famosos fazem shows virtuais.
O termo metaverso (metaverse, em inglês) apareceu pela primeira vez em “Snow Crash”, livro de ficção científica escrito por Neal Stephenson em 1992. Nele, as pessoas usam o metaverso para escapar de uma realidade distópica.
Mudanças no Facebook
O Facebook anunciou uma série de mudanças que reunirá seus diferentes aplicativos e tecnologias sob uma nova marca. Informou que não mudaria sua estrutura corporativa.
O metaverso, um termo cunhado pela primeira vez em um romance distópico três décadas atrás e agora ocupando os holofotes no Vale do Silício, refere-se amplamente à ideia de um ambiente virtual compartilhado que pode ser acessado por pessoas usando dispositivos diferentes.
Além disso, o Meta promoverá a integração de outros produtos da empresa, como Whatsapp, Facebook e Instagram. Nesta semana, alguns usuários já sentiram mudanças na usabilidade ao produzir conteúdo nas redes sociais.
Já ouviu falar do Metaverso? Compartilhe este conteúdo do nosso blog!