Google cria um jogo para a Olimpíada de Tóquio 30jul

Google cria um jogo para a Olimpíada de Tóquio

Para comemorar os jogos olímpicos, o Google fez um doodle gamificado. Quem acessa o site para pesquisar qualquer coisa, você achará uma imagem de 16bits, clicar e rapidamente jogará. Tudo isso é uma forma de homenagear a vinda dos jogos, que adiou por 1 ano devido à pandemia. E também aproximar a marca de seus usuários.

Neste artigo debateremos os principais tópicos:

Como funciona o jogo e sua produção

Eles fizeram a homenagem com os elementos do Japão conhecidos mundialmente, os animes e games, e se passa no período de Meiji. O enredo conta a história de uma gata, Lucky, que precisa mostrar as suas habilidades na ilha. Entretanto, ela precisa destruir os inimigos. 

Então, ela vai se submeter a campeonato de esportes. Já o design do jogo é todo baseado na cultura anime, os desenhos japoneses característicos, sendo principalmente conhecidos pelos expressivos olhos gigantes, cores chamativas e também pelo apelo emocional. 

Ao mesmo tempo, o game também mistura o lado retrô dos jogos, lembrando os 16bits do Atari e Nitendo. Além disso, o jogo é uma parceria do Google com o STUDIO 4 º C. 

O que é gameficação?

Consiste no uso de técnicas de design de jogos que utilizam mecânicas de jogos para enriquecer conteúdo.

O gamification surge como uma abordagem criativa para lidar com um público consumidor cada vez mais exigente. Segundo o Philip Kotler, em sua recente pesquisa, o atual perfil de comprador dá extrema importância à experiência das marcas que consume.

Uma das principais vantagens de utilizar atividades de gameficação é deixar a marca de sua empresa mais humana e também aproximar dos clientes em potencial, mostrando-se atualizado e entendendo as suas necessidades. 

Explicando o conceito de Doodle

Os doodles são versões divertidas, surpreendentes e, muitas vezes, espontâneas do logotipo do Google para comemorar feriados, aniversários e a vida de artistas famosos, pioneiros e cientistas. Uma forma de humanizar a marca e de aproximar dos seus usuários. 

Surgido em 1998, antes mesmo do buscador virar fenômeno mundial, o Doodle foi a forma encontrada para se destacar durante o festival The Burning Man. Um evento de contracultura realizado anualmente no deserto de Nevada, nos EUA.

A ideia foi bem recebida na empresa e Doodles para celebrar feriados norte-americanos e aniversários de famosos começaram a ser criados. De lá para cá foram apresentados mais de mil edições (veja todos eles no site google.com/doodles).   

Humanizar marca é aproximá-la do humano, com sentimentos, desejos e expectativas. Parece óbvio, mas não é, pois, é muito difícil transformar marcas com sentimentos humanos, como afeto, carinho e acolhimentos.  Atitudes assim aproximam marcas de pessoas, tornam as empresas, na visão de seus consumidores, mais humanas.

De acordo com uma pesquisa de Forrester, em 2020, 25% das empresas poderiam perder mais de 1% de sua receita anual, ao não responder satisfatoriamente aos problemas e eventos sociais com os quais seus clientes se identificam.

Há também a necessidade de considerar que essa empatia (consumidor + marca) não surge muito rapidamente. É uma construção, como vocês perceberam acima, o Google efetua isso há 23 anos e demorou muito para se tornar uma das principais características. 

Uso da gameficação no Marketing Digital, além dos Doodles

Os resultados da estratégia são tão positivos que ela pode ser utilizada em diversas áreas da sociedade. Um exemplo claro é a forma criativa que a Nike encontrou para estimular as pessoas a adotarem hábitos saudáveis. A gigante americana lançou o aplicativo Nike + Run Club, que permite, portanto, o registro de dados como distância percorrida e velocidade média.

 

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