Explicando o encantamento com o cliente 12nov

Explicando o encantamento com o cliente

Conquistar os clientes parece uma missão difícil, porém algumas técnicas podem facilitar a vida do publicitário. Por isso, a importância de saber técnicas de encantamento de clientes, que ajudam não só a assinar o contrato, mas também a parceria que pode durar por muitos anos. Neste post, primeiramente, vamos explicar algumas técnicas para poder encantar os clientes. 

No mercado atual, já não basta mais apenas oferecer um produto ou serviço de qualidade e que responde às necessidades do público. Para assegurar a venda, as marcas precisam cultivar um relacionamento que seja capaz de encantar os consumidores em todas as etapas da experiência de compra.

Neste post, a gente vai falar sobre os seguintes tópicos:

 


 

 O que é o encantamento com o cliente?

 

Ao oferecer produtos ou serviços, é fundamental que sua empresa saiba como encantar o cliente. Sim, encantar no sentido literal da palavra. Ou seja, você precisa conquistar o seu parceiro de negócios desde pelo bom atendimento até a criação de um bom conteúdo. De acordo com Neil Patel, um dos nomes mais relevantes do Marketing Digital, o encantamento está relacionado à percepção de valor que o cliente tem sobre a marca. E esse valor não se resume apenas ao preço que foi pago e à solução que foi recebida.

Diz respeito à experiência proporcionada, que começa ainda no anúncio e se estende mesmo depois de encerrada a negociação.

Assim, a publicidade não tem que agradar apenas aos olhos do público, mas também conquistar os clientes. 

 

Algumas técnicas de sucesso de encantamento com o cliente

Neste post vamos elencar três técnicas que ajudam a conquistar bastante o cliente para fechar o seu negócio. 

 

1) Entenda a jornada de compra e o funil de vendas  

 

De acordo com o site Rock Content, é muito importante entender como seu cliente vende o produto. Entenda quais são os passos até fechar negócio, melhorando o funil de vendas e descobrindo como surpreender o lead, o cliente em potencial. 

 

A experiência da compra influencia diretamente na satisfação do cliente, o que facilita no processo para encantá-lo. Inclusive, essa é uma das principais chaves quando o assunto é encantar clientes: surpreender! Para isso, você pode contar com experiências únicas, mostrando cases de sucesso ou explicar os benefícios desta compra. 

 

O importante é fazer com que esse caminho até a compra final seja convincente. Um exemplo é a papelaria Aff The Hype, que utiliza conteúdos de humor para convencer a comprar as suas agendas. 

 

2) Fidelizar o cliente

 

Já ficou claro que, hoje, a oferta do produto como ele pode não ser suficiente para fisgar a atenção e fidelizar a clientela. Além disso, empresas que desejam encantar seu público, de fato, devem investir no valor agregado daquilo que estão oferecendo.

 

Quem precisa de uma geladeira, por exemplo, não vai ficar encantado em simplesmente comprar um aparelho que refrigera os alimentos.

 

Por isso, as marcas devem se esforçar para oferecer algo a mais em termos de durabilidade, consumo de energia, assistência técnica, garantia estendida, entre outros benefícios.

 

3) Agências deveriam conversar mais com os clientes

 

O que realmente toca o seu público? Agências tendem a concentrar muita criatividade e proatividade em um único ambiente. A tendência de ter ideias mirabolantes com orçamentos igualmente estratosféricos para encantar o cliente é muito grande. Além disso, um contraponto para sanar essa questão é saber ouvir os clientes. 

 

Não apenas criar pesquisas e formulários perguntando diretamente ao público o que pode ser relevante para ele, outra forma efetiva de ouvir o cliente é analisando dados.

 

A falta de agilidade no atendimento é um erro que compromete a sua qualidade e afeta a reputação de muitas empresas. Afinal de contas, não adianta entregar um produto impecável se o atraso é o preço a ser pago pelo alto padrão. Ainda mais, aumentar a agilidade quase nunca significa aumentar o trabalho: na maioria das vezes, é a falta organização e até mesmo a sobrecarga de alguns setores que faz com que as entregas demorem mais do que deveriam.

 

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