Olimpíadas começaram. Você sabia? 23jul

Olimpíadas começaram. Você sabia?

Após um ano de incertezas ocasionadas pela pandemia da covid-19 os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, mas que está acontecendo em 2021, começaram oficialmente nesta sexta-feira (23) e seguem até o dia 8 de agosto. Mas a sensação que estamos sentido, até o momento, é que nem parece que um dos mais importantes eventos esportivos do mundo, e que tem o poder de mobilizar quase todas as nações, seja no aspecto esportivo, social ou econômico, começou. Basta fazer uma rápida pesquisa entre as pessoas do seu convívio para constatar essa realidade sobre as Olimpíadas.

Um dos motivos para essa indiferença é que o mundo mudou após a crise sanitária que nos assola sem precedentes. E assim como o mundo, as pessoas também mudaram. Interesses, focos e disposição em assuntos mais leves, digamos assim, deram lugar a outras prioridades. E isso tem um impacto significativo na comunicação e especificamente na publicidade. Não há um clima olímpico no ar.  Parece estranho, mas há uma sensação de um certo distanciamento do brasileiro em relação ao evento.

Em outras edições dos jogos o sentimento de engajamento das pessoas e das marcas, no que se refere a ações, ativações e publicidade, parecia ser maior. Ainda mais pelo fato de que a Olimpíada tem um mix de esportes variados e a heterogeneidade de público trazia uma amplificação do evento com mais força, ao contrário de uma Copa do Mundo de Futebol ou de qualquer outra modalidade, por exemplo.

Até o momento, como falamos acima, as coisas andam, ainda, um tanto quanto tímidas. Essa percepção de certa apatia também pode ser vista nas campanhas publicitárias. Eventos esportivos sempre foram considerados o “filé” da publicidade. Mas até agora não fomos impactados de uma forma mais incisiva. Muito embora, segundo dados do Comitê Olímpico Internacional (COI) os Jogos de Tóquio 2020 arrecadaram mais de 3,1 bilhões de dólares em direitos de patrocínio. Um recorde quando comparado com Rio 2016 (1,3 bilhão) e Londres 2012 (1,1 bilhão).

Quem sabe, a partir das primeiras conquistas de medalhas e das histórias de superação, a gente não seja envolvido pelo espírito olímpico e não passemos a vibrar com as disputas da 32ª edição dos jogos? Até o momento, a busca pelo ouro, a prata e o bronze não estão fazendo nossos olhos brilharem.

Onde acompanhar as disputas das Olimpíadas

 Na TV aberta o torcedor poderá acompanhar os jogos na Rede Globo e as suas respectivas afiliadas. Já na TV paga, o SporTV, também do Grupo Globo, e a BandSports adquiriram os direitos de transmissão. Já na Internet, o acesso será somente por meio do GloboPlay.