Marketing de Oportunidade: saiba quando aplicar e não deixe as chances passarem 11jun

Marketing de Oportunidade: saiba quando aplicar e não deixe as chances passarem

Há pouco mais de duas semanas o Papa Francisco fez uma brincadeira com os brasileiros dizendo que nós não tínhamos salvação, pois era “muita cachaça e pouca oração”. Obviamente que a repercussão foi imediata e as fábricas de memes e piadas operaram a todo vapor assim que a informação chegou no Brasil. Porém, outros segmentos mais atentos utilizaram da mesma criatividade para impulsionar clientes, marcas e produtos por meio do que chamamos de Marketing de Oportunidade.

O Marketing de Oportunidade é uma estratégia bastante conhecida e trabalhada na comunicação, principalmente em datas comemorativas como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Festas Juninas, Dia dos Pais, Natal e todos os demais períodos festivos que possam gerar engajamento com o tema do momento. Contudo, essas já são ocasiões consolidadas no mercado e perante o público, que já espera por esses movimentos ao longo dos meses. Por isso que a cada ano a criatividade é posta à prova para que os movimentos ganhem a atenção dos consumidores e gerem engajamento para as marcas.

Mas voltando à brincadeira papal, um dos cases desse Marketing de Oportunidade foi a ação que a nossa agência fez com um dos nossos clientes, o Grupo Takaray, que é proprietário de uma das linhas de cachaças mais consumidas do momento nos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Os criativos da agência vislumbraram uma ocasião divertida de utilizar a declaração de Francisco para passar uma mensagem de impulsionamento orgânico de um dos produtos do cliente. Você pode conferir o resultado clicando aqui.

Em tempo, a criatividade, leveza e humor da criação da peça mereceu destaque também no perfil do Instagram do Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Norte (SinaproRN) e que você confere aqui.

Apesar de ser uma tática consolidada e fazer parte da essência do marketing, há sempre momentos em que a criatividade diferenciada vai gerar aquela repercussão esperada e o engajamento orgânico desejado com pouco investimento. Para isso é importante ter pessoas que estejam atentas a tudo, ou pelo menos a quase tudo, que acontece no cotidiano, em todas as áreas se possível, e trazer um olhar mais engenhoso com a finalidade de integrar essa mensagem aos anseios do cliente e que chame a atenção do seu público-alvo e de novos públicos.